images
09/08/2023Tag: Publicação

Direitos do trabalhador menor de idade

Na CLT, a idade mínima prevista é de 14 anos, desde que o menor seja contratado na condição de aprendiz – que exige diversos requisitos a serem observados pelo empregador, como o contrato de aprendizagem, a jornada de trabalho, as atividades que podem ser exercidas e a inscrição do empregador e do menor em programa de aprendizagem e formação técnico-profissional.


O trabalho do menor aprendiz não pode ser realizado em locais prejudiciais a sua formação, desenvolvimento físico, psíquico, moral e social e em horários e locais que não permitam a frequência à escola. Como o jovem se encontra em fase de formação, a necessidade de trabalhar não pode prejudicar seu crescimento, o convívio familiar e a educação, que lhe possibilitará as condições necessárias para se integrar futuramente à sociedade ativa.


Ao menor de 18 anos é lícito firmar recibo de pagamento de salários, sem a assistência de seus responsáveis, exceto na hipótese de rescisão de contrato. As férias do empregado estudante menor de 18 anos devem coincidir com as férias escolares.